NOTÍCIA - I Plenária de Saúde Mental foi realizada em Paulicéia

I Plenária de Saúde Mental foi realizada em Paulicéia

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Paulicéia, junto ao Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 29/04/2022, a I Plenária de Saúde Mental, com o tema: ?A política de Saúde Mental como Direito? pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.
Um grande avanço em saúde mental, unindo a sociedade civil e poder público para discussão, aprendizado e a busca constante de melhoria para a implementação de políticas públicas que possam vir ajudar não somente o município, mas todo o estado e até mesmo o Brasil, garantindo a universalidade, um dos princípio do SUS -  o direito de todos.

O evento também contou com a participação de toda a rede, profissionais da Educação, Social e Cras.

Abaixo segue os eixos e subeixos que foram trabalhados na Plenária

Eixo I - Cuidado em liberdade como direito de garantia a cidadania

Subeixos:

A- Redução de danos e atenção as pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas;

B - Prevenção e pósvençao do suicidio e integralidade do cuidado.

Eixo II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.

Subeixos:

A - Controle e participação social na formulação e na avaliação da política de saúde mental, álcool e outras drogas;

B - Educação continuada permanente para os trabalhadores de saúde mental.

Eixo IIII - Política de saúde mental e os princípio do SUS:  Universalidade, integralidade e equidade.

Subeixos

A - Intersetorialidade e integralidade do cuidado individual e coletivo da política de saúde mental;

B - Garantia do acesso universal em saúde mental, atenção primária e promoção de saúde e práticas clínicas no território.

Eixo IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Subeixos

A - Inovações do cuidado psicossocial no período de pandemia e a possibilidade de continuar seu uso, incluindo-se entre outras, as ferramentas a distância;

B - Saúde do trabalhador de saúde e o adoecimento decorrente da precarização das condições de trabalho durante e após a emergência sanitária.

Dentre todos os subeixos propostos, estes citados foram os escolhidos e trabalhados na Plenária do município.

Créditos: Coordenadoria Municipal de Saúde